Hoje é aniversário de John Young Stewart. Não sabe quem é? Mais conhecido como Jackie Stewart, o escocês é um dos grandes nomes da história da Formula 1.
Disputou seu primeiro GP na categoria máxima em 1965 e abandonou as pistas no ano de seu terceiro título mundial, em 1973. Nesse período, disputou 100 corridas, conquistou 27 vitórias, 43 pódiuns, 17 poles e 15 voltas mais rápidas, além de três mundiais.
Um dos pilotos que mais se preocupavam com a segurança dos carros e das pistas nos anos 70, Jackie resolveu se afastar das corridas após o acidente fatal de seu amigo François Cevert, durante a classificação para o GP dos E.U.A., no circuito de Watkins Glen.
Em 1997 montou uma equipe e obteve o auge com a vitória de Johnny Herbert no GP da Europa de 1999, disputado no circuito de Nurburgring. No fim deste mesmo ano vendeu sua equipe para a Jaguar, depois de terminar em quarto colocado no Mundial de Construtores.
Sir Jackie Stewart.
Muito menos piloto do que o escocês tri-campeão, hoje também é aniversário do ex-piloto Jean Alesi. Tido com uma grande promessa no início dos anos 90, Alesi se destacou na equipe Tyrrel e se transferiu para a Ferrari em 1991.
Conseguiu sua primeira e única vitória no GP do Canadá em 1995. Abandonou a Formula 1 no fim de 2001, com 201 corridas disputadas, além de 32 pódiuns, 2 poles e 4 voltas mais rápidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário