Emerson Fittipaldi foi o precursor do automobilismo brasileiro. Não que tenha sido o primeiro a desafiar as pistas de corrida mundo afora, mas suas vitórias e títulos na Formula 1 abriram as portas para que os pilotos brasileiros que vieram na sequencia mostrassem seu talento.
A fotos abaixo são de todos os carros pilotados por Emerson na Formula 1. Dono de 14 vitórias na categoria máxima, Fittipaldi estreou no GP da Grã-Betanha, em 1970, pela equipe Lotus Gold Leaf.
Na penúltima corrida desse ano, após sua equipe se afastar por duas provas depois da morte de Jochen Rindt, Emerson consegue sua primeira vitória na categoria.
|
Lotus 49C 1970 |
|
Lotus 72C 1970 |
|
Lotus 72D 1971 |
|
Lotus 56B 1971 |
|
Lotus 56B 1971 |
Em 1971, não conquista vitórias, termina a temporada com três pódiuns e em sexto lugar no quadro de pilotos. O ano seguinte se torna mágico para Emerson, sendo campeão mundial com cinco vitórias.
|
Lotus 72D 1972 |
|
Lotus 72E 1973 |
Após ser vice campeão em 1973, se transfere para a McLaren onde conquista mais um título mundial, em 1974. Permanece no ano seguinte, sendo novamente vice campeão. Em 1975 conquista sua última vitória na categoria, curiosamente no GP da Grã-Betanha, palco de sua primeira vitória.
|
McLaren M23 1974 |
|
McLaren M23 1974, com modificação na entrada de ar do motor |
|
McLaren M23 1975 |
Ainda em 1975, Emerson fundou uma equipe junto com seu irmão Wilson, a Fittipaldi Automotive, com patrocínio da cooperativa brasileira de álcool e açúcar, Coopersucar, nome que ficou até mais conhecido entre os brasileiros.
Abandonou o período de vitórias e títulos para se dedicar à sua equipe a partir de 1976. Sofrendo com carros pouco confiáveis e falta de apoio de empresas brasileiras, Emerson finaliza o melhor ano da equipe em décimo lugar no campeonato, em 1978 e sétimo no mundial de Contrutores.
|
Fittipaldi FD04 1976 |
|
Fittipaldi FD04 1976 com modificações no cofre do motor |
|
Fittipaldi FD04 1977 |
|
Fittipaldi F5 1977 |
|
Fittipaldi F5 com alterações no cofre do motor |
|
Fittipaldi F5A 1978 |
|
Fittipaldi F5A 1978/1979 |
|
Fittipaldi F6 1979 |
|
Fittipaldi F6A 1979 |
|
Fittipaldi F7 1980 |
|
Fittipaldi F8 1980 |
No final dos anos 80, Emerson abandona as pistas tendo conquistado nesse ano um pódio no GP de Long Beach. Se dedica a ser chefe de equipe em 1981, comandando os pilotos Keke Rosberg e Chico Serra.
Após um péssimo ano em 1982, sem um carro decente e sem dinheiro algum, Emerson desativa a equipe e abandona de vez a Formula 1, deixando um legado importante na história do automobilismo brasileiro e mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário