No início do mês de março, tão logo os atuais carros de Formula 1 eram lançados, eu fiz uma série de postagens sobre os carros mais feios da história da categoria. Lembra? Caso tenha esquecido, clique aqui, aqui e aqui para revê-los.
Olhando essas postagens eu reparei que os carros que citei eram todos das décadas de 60 a 80. Só que uns anos atrás os projetistas andaram fazendo uma coisas que só "Jesus na causa".
Lembra dessa Williams de 2004? Pilotada por Montoya e Ralf Schumacher naquele ano, exibia um bico fora do comum, que terminava antes da asa dianteira, formando um conjunto muito feio.
Em 1997 a equipe Tyrrel, outra vencedora, inovou com o lançamento desse modelo. Um bico estranho e elevado demais e pequenas asas na lateral do cockpit.
A combinação das cores preto e laranja faziam do carro da Arrows um dos mais bonitos do grid. Só que na corrida de Mônaco em 2001 quiseram inventar e conseguiram fazer essa coisa pavorosa na frente do carro.
Num período fértil da cabeça dos engenheiros, qualquer asinha e aparato aerodinâmico era utilizado na tentativa de obter maiores resultados. Nesse carro da BMW, pilotado por Jacques Villeneuve, colocaram no cofre do motor pequenas asas, parecida com as utilizadas nos aviões. E no bico duas aletas, como aqueles prédios atingidos pelos terroristas, as Torre Gêmeas.
Além de ser um carro péssimo, o Honda de 2008 era feio demais. Com uma pintura representando a Terra, esse carro também usava asas no cofre do motor, logo após a cabeça do piloto. E no bico asas parecendo chifres. A McLaren também utilizou recurso parecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário