Em maio de 2014 se completam 20 anos da morte do maior piloto brasileiro na Formula 1 e um dos maiores de todos os tempos. Sobre isso, eu vou escrever mais pra frente.
O que quero mostrar aqui é como uma mídia consegue impor uma opinião na cabeça da maioria dos brasileiros.
Nós sabemos que Alain Prost foi um grande rival de Ayrton Senna, especialmente em 1988 e 1989, onde eles dividiram os boxes na McLaren e travaram uma dura batalha pelos títulos, onde o brasileiro conseguiu em 88 e Prost, já no terceiro título, no ano seguinte.
A emissora oficial da F-1 no Brasil sempre "pintou" Alain Prost como um inimigo, o cara que queria "destruir" o piloto brasileiro. E isso influenciou na opinião de todos os que assistiam às corridas apenas com o interesse de no final ouvirem a famosa musiquinha...... "tan tan tan..."
Quando dois pilotos excepcionais dividem uma equipe a rivalidade sempre fica maior, haverão excessos nessa disputa, é óbvio. Mas o respeito que esses dois pilotos tinham um pelo outro é fato. E eles sabiam que o que faltava em um havia no outro e por isso muitas vezes se via nos boxes uma intensa troca de informações, muito diferente do que vemos nos dias de hoje.
Esses pilotos eram dois competidores natos, que buscavam o limite extremo para se conseguir vitórias e títulos. Ayrton com a coragem, arrojo e determinação que nasceram com ele, e Alain com a
perícia, inteligência e paciência, que faziam com que tirasse o máximo do carro, mas apenas quando o equipamento permitia isso, sendo inteligente o suficiente para conseguir valiosos pontos quando seu carro não era tão competitivo.
Dois dos maiores pilotos de todos os tempos, que se admiravam e se respeitavam, disputaram títulos e vitórias numa época de ouro na categoria, mas que infelizmente não é visto dessa forma aqui no Brasil.
A TV Globo tem mostrado em sua grade esportiva as informações da Formula 1 para este ano. E de certa forma, como sempre fez, vem influenciando nas opiniões das pessoas sobre as expectativas em relação ao piloto brasileiro Felipe Massa.
Recentemente o site Grande Premio fez uma pesquisa sobre quem vence o Mundial de 2014. E Massa está na frente, até outro dia com 47% dos votos.
Não que eu não queira que ele vença, gosto dele, não é um excepcional piloto mas é um dos melhores da atual geração. Vem pra este ano renovado mentalmente após anos correndo pela Ferrari.
Mas não esqueçam que grande parte desses "torcedores" que vêem no brasileiro a esperança de título são os mesmos que de uns anos pra cá vem povoando as redes sociais com coisas do tipo: "Felipe Massa é covarde", "ele não merece representar o Brasil" - opinião deste que vos escreve: ele não representa o Brasil, ele representa a Williams esse ano e durante oito representou a Ferrari - "ele vai ser sempre segundo piloto".....e por aí vai.
O título do post é sobre isso: Uma batalha entre a mídia x opinião. Aqui no Brasil, a mídia sempre vence.
2 comentários:
Excelente reflexão. Para os amantes da Formula 1 que acompanham sem preconceito não há como não admirar esses dois grande pilotos. Óbvio que torcia sempre para o Senna e odiava o Prost mas o cara era fera demais, e se respeitavam muito, pois um não podia negar a qualidade do outro.
e o mesmo caso de rubinho e schumacker....eles comentam a qualidade e sim a brasilidade.....
Postar um comentário