Como dito aqui neste post, no início das corridas automotivas os carros eram pintados de acordo com as cores dos países de origem. A Alemanha pintava seus carros na cor branca.
O que gerou uma dúvida na minha cabeça. Por que os carros da Mercedes são prateados desde os anos 30, quando as competições ainda não recebiam a alcunha de Formula 1?
Fui fazer uma pesquisa e descobri que numa determinada corrida os mecânicos alemães perceberam que seus carros, recém lançados eram mais pesados que os da concorrência. E isso refletia na perda de velocidade e desempenho devido ao maior peso.
Fizeram um "pente fino" pra retirar tudo o que fosse possível para deixar o carro mais leve. E mesmo assim dois quilos e meio teimavam em permanecer ali.
Foi quando o chefe de equipe Alfred Neubauer teve a brilhante ideia de retirar a tinta que cobria a carenagem dos carros. Como naquela época se usava na confecção da carenagem uma liga de aço e alumínio, a cor prata sobressaiu após a retirada da tinta branca. Com isso os carros ficaram até três quilos mais leves que os outros e desde então o prata passou a ser a cor oficial da equipe Mercedes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário