O pneus sempre tiveram uma grande importância nas corridas em todo o mundo. E hoje em dia, principalmente na Formula 1, eles são parte definitiva nas estratégias de corrida, visto que são produzidos pneus com muitas variações de performance, caracterizando pela borracha que se desgasta mais ou menos, de acordo com a pista, construção do carro e a tocada do piloto.
No início da década de 1950, eles eram altos e finos. E os tamanhos entre os traseiros e dianteiros não variavam. Pareciam com os pneus utilizados nos carros de rua.
Continental, Dunlop, Avon, Englebert e Pirelli eram os fornecedores |
Mudando de década, os motores foram aumentando de potência e isso acabou influenciando nas rodas e pneus, fazendo com que os pneus se alargassem um pouco e deixando os traseiros ligeiramente maiores que os dianteiros.
Goodyear, Dunlop e Firestone |
Foi na década de 1970 que a Goodyear introduziu os pneus sem sulcos, os chamados "slicks". Esse pneus faziam os carros terem mais aderência, já que o contato com o solo era maior. E, visivelmente, os traseiros eram maiores que os dianteiros.
Goodyear, Firestone, Dunlop, Bridgestone e Michelin |
Desde os anos 50 existiam muitos fabricantes de pneus que forneciam seus modelos para as equipes. Nessa época não havia definição de fornecedor como nos dias de hoje e cada equipe usava em seus carros os pneus que quisessem.
Essa disputa, com o tempo, passou a se tornar mais acirrada e na década de 1980 alguns fabricantes faziam pneus que duravam poucas voltas, que eram utilizados apenas para classificação.
Michelin, Goodyear, Pirelli e Avon |
Na década de 1990 os pneus diminuíram um pouco, se tornando praticamente iguais em largura e altura com os que vemos hoje. Já no fim da década houve uma mudança nas regras e os pneus ganharam sulcos em sua banda de rodagem.
Goodyear, Pirelli e Bridgestone |
Foi em meados da década de 2000 que a FIA estipulou que apenas um tipo de pneu fosse utilizado durante as provas. Mas em 2007 houve uma pequena alteração, que existe até hoje, de que nas corridas devem ser usados dois compostos de pneus, salvo nas corridas com chuva. Em 2009, foram abandonados os pneus sulcados, retornando os "slicks".
Michelin e Bridgestone |
Entramos nessa década atual com uma fornecedora de pneu, a Pirelli, e uma regra que permite as equipes levaram 18 sets de pneus para cada fim de semana de corrida. 06 dos mais duros, 05 macios, 04 intermediários e 03 de chuva.
Em 2013 houve muita reclamação por parte das equipes sobre a construção dos pneus, que se deterioravam rapidamente causando grandes problemas. No meio do ano foram feitas algumas modificações e o ano terminou bem.
Pirelli |
Atualmente, os pneus selecionados pela fornecedora são os da foto abaixo. Reparem que há quatro tipos de pneus para uso em pista seca, os"slicks". Foi definido que as equipes terão esses modelos à disposição, totalizando 25 sets pra cada fim de semana. Sendo 18 obrigatórios e os demais sets as equipes escolhem os que mais se adaptam a seus carros.
Da esquerda para direita: Intermediário, chuva, supermacio, macio, médio e duro |
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