Esse sim poderia ter sido um carro pra marcar história na Formula 1. Mas foi vetado pela então FISA, que designou como regra que os carros deveriam ter apenas dois eixos e quatro rodas.
Mas voltando no início da década de 1980, Frank Williams e Patrick Head estavam desesperados com os motores turbo da Renault e Ferrari, que apresentavam grande performance e confiabilidade. Bateram às portas da equipe italiana para tentar um fornecimento de motor mas não obtiveram resposta favorável.
A única solução naquele momento era melhorar a aerodinâmica dos carros, que já tinha tido uma boa evolução em relação aos anos anteriores. Lembraram de um projeto da March com dois eixos traseiros, mas que falhara por apresentar grande problemas na caixa de mudanças.
Fizeram as adaptações necessárias num modelo FW07, que tinha um projeto bem nascido, e colocaram na pista. Rapidamente o carro se mostrou confiável e seguro, pois a aderência nas rodas traseiras era constante e o carro não patinava nas saídas de curva. Mesmo sendo um carro adaptado, o FW07E se mostrou rápido, especialmente nas pistas de Paul Ricard, Silverstone e Croix-on-Trenois, na França
O projeto então seguiu adiante e o modelo FW08, projetado exclusivamente para receber o eixo duplo traseiro, foi apresentado por Frank Williams, que levou seus carros para a pista de Donington Park.
O recorde da pista foi simplesmente aniquilado pelo foguete de seis rodas nas mãos de Keke Rosberg. Temendo uma tamanha superioridade dos carros ingleses, a FISA baniu esse modelo a partir de 83 e definiu via regra que os carros obrigatoriamente teriam que ter apenas dois eixos e quatro rodas.
Keke Rosberg ao volante |
Detalhe do eixo duplo traseiro |
4 comentários:
EU LEMBRO DA TYRREL COM 2 EIXOS NA FRENTE. NÃO CONHECIA ESSA WILLIAMS
Savio zanon
Nunca tinha visto.
Muito colado os eixos.
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