Na mesma época que a Tyrrell lançava seus modelos com seis rodas, a Ferrari também tentou inovar na pré-temporada de 1977, levando à pista uma modelo com seis pneus. Tratava-se da Ferrari 312T, utilizada na temporada de 1976 com as modificações para reduzir o arrasto aerodinâmico causado pelos enormes pneus traseiros.
A solução nesse caso era diferente. A Ferrari optou por colocar dois pneus dianteiros no lugar do traseiro. Essa modificação exigia nova suspensão traseira. E foi exatamente isso o "calcanhar de aquiles" do projeto. Carlos Reutemann e o piloto de testes Giorgio Enrico fora os selecionados para os testes. Que foram abandonados logo a seguir por causa da complexidade do sistema.
Esse carro não disputou nenhum GP, até porque essas rodas traseiras duplas, como num caminhão, excediam a largura limite permitida no regulamento.
Ferrari 312T6 |
Detalhe do pneus traseiro usado na época e os dois dianteiros montados |
Um comentário:
Essa eu nunca tinha visto...( savio zanon )
Postar um comentário