31 de jan. de 2014

CARRO DE FÓRMULA 1 TEM NOME?

Tem nome sim. Quando um carro de Formula 1 é produzido ele precisa ser registrado na FIA, após passar por inúmeros testes de confiabilidade, resistência e impacto, os já conhecidos crash-tests.

Tão logo passe no teste ele é registrado, como um chassis do nosso carro de uso diário. E as histórias envolvendo essas nomenclaturas vão desde ao nome do fundador, o ano de fundação da equipe, o tipo de motor, etc.

Segue abaixo as nomenclaturas dos carros da Formula 1 para a temporada 2014, seguindo a ordem do mundial de construtores do ano passado.

RED BULL RBR10: Representa o nome da equipe nas três primeiras letras( Red Bull Racing ) e o 10 destacando o décimo chassis produzido pela cia de bebidas energéticas.


MERCEDES W05: A letra W é usada pela Mercedes em seus carros de competição desde os anos 50, vindo da palavra Wagen(carro em alemão) e o quinto carro produzido desde seu retorno como equipe, representado pelo 05.


FERRARI F14T: Oficialmente é F de Ferrari, 14 do ano vigente e T de Turbo, simbolizando a nova era dos motores na Formula 1. Mas é, realmente, uma referência à FIAT, montadora dona da Ferrari.


McLAREN MP4-29: Esse nome que a Mclaren usa é bem interessante. A letra M não é tirada do nome da equipe mas sim do primeiro grande patrocinador, Marlboro, e P4 de uma antiga equipe de Ron Dennis nos anos 70, a Project 4. E o vigésimo nono chassis projetado pela equipe.

Adicionar legenda
FORCE INDIA VJM07: O VJM vem das iniciais do nome do proprietário da escuderia, Vijay Mallya, e 07 é o sétimo carro produzido pela equipe indiana, após a aquisição da Jordan.


SAUBER C33: Desde o primeiro carro projetado por sua equipe, ainda no Mundial de Protótipos, Peter Sauber sempre os registrou com a inicial C, de Christine sua esposa e o numeral seguinte correspondendo ao chassis fabricado. Esta sequência até o 33 deste ano ele carrega desde antes da Formula 1.



TORO ROSSO STR9: Iniciada em 2006, remanescente do espólio da finada equipe Minardi, a co-irmã da Red Bull usa o nome da equipe e o chassis produzido a cada ano. Scuderia Toro Rosso chassis 9.



WILLIAMS FW36: As iniciais do proprietário da equipe Frank Williams e o trigésimo sexto chassis produzido pela equipe de Grove.



MARUSSIA MR03: A Marussia é uma equipe que também nomeia seus carros com as indicações do nome da equipe Marussia Racing( MR ) e o terceiro carro produzido desde sua estréia( 03 ).


CATERHAM CT05: Essa nomenclatura da Caterham é curiosa. CT vem do nome da equipe. Em 2010/11 ela se chamava Lotus. Assim sendo, 2012 CT01, 2013 CT02 e 2014 CT03. Provavelmente Tony Fernandes não gosta de utilizar números pares em seus carros, por isso a nomenclatura 05. Saberemos realmente se o carro do ano que vem se chamar CT07.


LOTUS: Apesar de ter finalizado o campeonato de 2013 na quarta posição, a Lotus aparece aqui apenas em último porque o carro a ser utilizado em 2014 ainda não foi apresentado. Devendo acontecer somente nos testes do Bahrein.

Nenhum comentário: