Herói: se formos procurar em qualquer dicionário de língua portuguesa teremos inúmeras considerações a respeito do que significa essa palavra. Mas pra mim ela tem um significado diferente, tem um nome próprio: Alessandro Leone Zanardi.
Esse cara superou tudo o que possamos imaginar de força de vontade, bravura, coragem, perseverança, esperança, etc,etc,etc.
Após uma breve e apagada passagem pela Formula 1, muito em virtude de estar em equipes pequenas, Alex Zanardi chegou em 1996 à Indy assombrando o mundo. Terminou em 3º no campeonato e protagonizou em Laguna Seca, última etapa daquele ano, uma das mais belas e loucas ultrapassagens que eu ja vi na vida. Foi campeão nos dois anos seguintes, terminando sua passagem com 15 vitórias em apenas 66 corridas disputadas. Um gênio.
Retorna em 2001 pela equipe Mo Nunn e sofre um acidente gravíssimo que amputa suas pernas e quase tira sua vida. Depois de vários anos em recuperação ele volta às pistas no Mundial de Turismo pela equipe BMW, com um carro adaptado às suas condições. Obtém 3 vitórias e ao final de 2008 não tem seu contrato renovado com a equipe.
Ele passou a se dedicar então as competições de ciclismo. Em março de 2010, venceu a maratona paralímpica de Roma, e em 2012, nas Paralimpíadas de Londres, ganhou 3 medalhas, sendo duas de ouro e uma de prata.
Layout de seu capacete |
Acidente quase fatal em 2001 |
Próteses especiais |
Com a medalha nas Paralimpíadas |
2 comentários:
isso que e força de vontade e ser apaixonado pelo esporte... exemplo para muitos que se dizem incapaz de qualquer dificuldade.
Tinha esquecido que o zanardi tinha passado por tudo isso.
Postar um comentário