9 de mar. de 2015

FERRARI AZUL

Nos primórdios das corridas de automóveis e também da Formula 1, as equipes não dependiam efetivamente de investidores e patrocinadores. Todos sabemos que hoje é diferente, a grande maioria precisa dessa verba para seguir adiante numa competição. E, com isso, as cores dos carros mudam conforme o gosto dos patrocinadores. Por exemplo, McLaren vermelha e branca Marlboro, depois cinza e prata da West. 

Mas antes, a maneira de se identificar um carro de corrida na pista vinha de uma regra que exigia que os carros fossem pintados com as cores do país de origem. Os carros ingleses eram verde escuro, os franceses, azul claro, os carros alemães, brancos e assim por diante.

Os carros italianos eram pintados na cor vermelha. E a Ferrari, por tradição e desejo de Enzo Ferrari optou por manter essa cor em todos os carros das equipes de competições. Que perdura desde a era pré-patrocinadores, até os dias de hoje.  Por incrível que possa parecer, a cor oficial da equipe italiana é amarela.

Mas eu escrevi tudo isso acima pra chegar até aqui. Por duas vezes, no fim de 1964, a Ferrari optou pelas cores branca e azul na carenagem de seus carros.


Era o fim do campeonato e a Formula 1 chegava à América para as corridas do México e dos E.U.A. Chateado com as autoridades esportivas italianas, Enzo decidiu que seus carros correriam na América do Norte inscritos pela equipe NART , que pertencia à importadora oficial da Ferrari nos E.U.A. Com isso a Itália não receberia os louros da vitória, já que os carros não estavam pintados de vermelho.

A cor branca e azul era a cor oficial do país americano na época

Mais uma do Milton Jocelyn

Nenhum comentário: