13 de jan. de 2014

JOSÉ CARLOS PACE - PARTE 1

Hoje cedo recebi um enigma do piloto de kart e pintor de capacetes nas horas vagas...rsrsr...Milton sobre o capacete de Jose Carlos Pace. 

Dono de uma personalidade ímpar, apelidado de Moco pois tinha "ouvidos de mouco", só ouvia o que o interessava, Pace foi considerado por muitos o maior piloto brasileiro na Formula depois de Ayrton Senna. Estreou em 1972, ganhou sua primeira corrida em 1975 mas morreu precocemente, aos 32 anos, num acidente de avião na Serra da Cantareira, em 1977.

Seu capacete, com linhas bem simples em formato de seta, é um dos mais belos e serviu de inspiração para muitos desenhos de outros pilotos posteriormente.

Voltando a falar do enigma, Moco utilizava um layout com o desenho de uma seta iniciando na parte central traseira, passando pelo topo e descendo até a viseira. Dessa mesma parte de trás saiam duas setas de cada lado para as laterais. 

Na véspera do GP dos EUA em 1974, Pace disse ter sonhado sonhado com seu pai, já falecido, dizendo que aquela seta apontada para baixo "pesava muito" e ele deveria se livrar dela. Ainda pela madrugada, sem perder tempo, ele utilizou uma lâmina de barbear para cortar os adesivos e inverter o sentido da ponta da seta, transformando-a numa faixa larga.

Coincidência ou não, naquele GP o brasileiro conquistou o segundo lugar na corrida, até então seu melhor resultado.

Moco com a seta para baixo e o novo "layout" a direita

2 comentários:

milton jocelyn disse...

Kkkk... Silvestre Zanon. Você é incrível hein?! Juro que eu sempre pensei que o apelido "moco" fosse porque ele vivia com o dedo no nariz tirando as cacas.

Silvestre Zanon disse...

kkkkk