23 de abr. de 2015

EVOLUÇÃO DOS CAPACETES

O automobilismo como vemos hoje em dia é muito diferente e muito mais evoluído do que o início, ainda no século XIX. E junto de toda essa evolução, o capacete, item fundamental e indispensável atualmente foi um dos elementos que mais teve alterações nesse período.

Visto no início apenas como um item cuja serventia era manter os cabelos parados no lugar e não atrapalhar a visão do piloto, uma pequena touca de lona e óculos viseira era o que tinha mais próximo de um "capacete" nos primórdios da Formula 1.

Nino Farina e sua touca com óculos viseira

Os primeiros capacetes de verdade datam do final da década de 1950. Mas no começo ninguém ligava muito para as cores e usavam a cor predominantemente branca. Um dos primeiros pilotos a utilizar outas cores em seu casco foi o britânico Graham Hill, com o já famoso fundo azul e pequenos desenhos no topo.

Graham Hill

No final dos anos 60 Emerson Fittipaldi apareceu com um capacete fechado, com viseira embutida, dispensando os desconfortáveis óculos viseira. Mas na década de 1970 os capacetes se tornaram itens obrigatórios em qualquer corrida de automóveis e foi nessa época que cada piloto começou a escolher uma pintura diferente e modelos diferentes para cada capacete. Como esse modelo de Jacky Ickx, com uma divisória ao meio dos olhos.

Jacky Ickx

Os anos foram passando e os capacetes foram ficando cada vez mais leves e resistentes. Começaram a serem feitos de fibra de carbono, proporcionando mais segurança e conforto aos pilotos. E foi então que na década de 80 e 90 os capacetes definitivamente começaram a se transformar numa identidade para os pilotos, como o amarelo de Ayrton Senna, a flecha de Nigel Mansell e os capacetes vermelho de Lauda e Piquet.

E foi então que a FIA começou a impor testes e mais testes de segurança, visando cada vez mais a segurança dos pilotos. Proteção contra impactos, anti-chamas, viseiras especiais e, definitivamente, toda essa preocupação com um item tão importante foi um dos motivos para que o acidente de Felipe Massa em 2009 não tenha sido fatal.

Felipe Massa em 2009

E por isso, sabemos hoje, que um item tão importante como o capacete é primordial para a segurança, seja para um piloto, ou para um simples passeio de fim de semana numa moto.

Nenhum comentário: