31 de dez. de 2013

QUE VENHA 2014

Este blog vai ficar quietinho por uns dias e volta com tudo a partir do dia 06 de janeiro. Também preciso de um pequeno descanso, afinal este ano foi de muito trabalho, muitas decepções, mas também de conquistas importantes.

Desejo aos meus amigos que não apenas prometam novas coisas para 2014, mas que cumpram. Que os erros cometidos no ano que já está no fim não sirvam apenas como lamentações, mas também como exemplo para que os mesmos erros não sejam mais repetidos.

Sejam generosos, pacientes, e acima de tudo, respeitem a Deus e ao próximo.

Que venha 2014!!!!!!




30 de dez. de 2013

FORÇA, MICHAEL!!!

O mundo do automobilismo está preocupado com o estado de saúde do ex-piloto Michael Schumacher, que sofreu um acidente numa estação de esqui na França, e segue internado em coma induzido, com seus estado inspirando cuidados.

Quem me conhece sabe que sou um grande fã do alemão, e por esses dias, nunca torci tanto por ele como estou fazendo agora, pela sua recuperação.

Força, Michael!!!!!






FABIEN BARTHEZ

Se você pensou no goleiro da seleção francesa da copa de 98 ao ler o nome acima, acertou. Consagrado no período em que jogava no Manchester United e na seleção da França, em 2008 ele abandonou as luvas de goleiro para vestir as de piloto.

Sempre utilizando o número 16, tanto nas suas camisas quanto na Ferrari 458 Itália, o agora ex-goleiro, depois de tanto esforço e dedicação num esporte tão diferente, se consagrou recentemente Campeão Francês de Turismo GT, em companhia de Morgan Moullin Traffort.

Nos tempos de goleiro da França

No pódium celebrando a conquista

Belo capacete com o inseparável #16

OS CARROS DA SAUBER

A equipe Sauber está na Formula 1, como sabemos, desde 1993. Mas ela estreou no automobilismo no início da década de 1970, disputando campeonatos de protótipos e corridas de longa duração, como Le Mans.

O vídeo abaixo mostra na sequência todos os carros produzidos pela equipe suíça, desde o início nas competições em 1976 até os dias atuais.

Essa dica eu surrupiei descaradamente do blog do meu amigo Claudio Roscoe.(www.claudioroscoe.blogspot.com.br)




29 de dez. de 2013

AUDI R18 E-TRON QUATTRO

Esse modelo utilizado pela Audi em 2013 no Mundial de Endurance, foi pilotado por Dindo Capello, Allan McNish e o multi-campeão de Le Mans Tom Kristensen. 

Bela máquina!!!!

Trio campeão em 2013

Cockpit

Entranhas do modelo campeão

EVOLUÇÃO DOS VOLANTES

Há um tempo atrás, a equipe Sauber lançou um vídeo que mostra a evolução dos volantes de seu carro, desde o primeiro modelo, em 1993, até o deste ano.

São dois minutinhos apenas e vale a pena ver.


JEROME D'AMBROSIO

O piloto belga, que disputou algumas corridas pela Marussia Virgin em 2011 possuiu um belo desenho de capacete. Pouquíssimas vezes alterado nas cores, mantendo o layout básico, esse modelo logo abaixo é o original e utilizado mais frequentemente.

Linhas mais tradicionais e limpas, utilizando as cores da bandeira de seu país.






28 de dez. de 2013

HOMEM ARANHA

Um comentário num dos posts anteriores me fez pesquisar sobre uma história que eu desconhecia. E eu sempre acompanho as corridas de motos, seja a Moto GP ou Superbike, mas essa passou batido na época.

Em 2004, para promover o filme Homem Aranha 2, a TryStar Film fechou uma parceria com a equipe Fortuna/Yamaha e o piloto Marco Melandri correu algumas etapas com as cores do super-herói em sua moto, capacete e macacão.

Ficou bem legal o layout, que foi idealizado por Aldo Drudi, famoso artista responsável pela pintura dos capacetes de Valentino Rossi.

Valeu, Milton Jocelyn pelo comentário que gerou outro post....abraço.



27 de dez. de 2013

MURO? ONDE?

Macau 2011
Esse flagrante espetacular do piloto Martin Jessopp, capturado em 2011 no GP Macau de Motociclismo pode parecer loucura? Pode, e é. 

Mas, para esses pilotos, raspar no muro e continuar com a mão colada no acelerador em Macau torna-se algo absolutamente normal, visto que grande parte desses loucos são especialistas nesse tipo de corrida, especialmente o famoso Tourist Trophy, na Ilha de Man. 

Que, na minha opinião, trata-se da maior sandice sobre duas rodas do mundo, a corrida de motos mais maluca do planeta.

Pode existir loucura maior?

Repare nos ombros, colados ao guard-rail

PATRICK DEMPSEY

O ator americano, mais conhecido aqui no Brasil como astro da série Grey's Anatomy, tem uma longa carreira no automobilismo, principalmente em corridas da American Le Mans Series nos Estados Unidos. 

Em 2013 ele disputou pela segunda vez as 24 horas de Le Mans, terminando a corrida em 4º lugar na categoria GTE-Am, com um Porsche 911 GT3.

Assim como alguns pilotos mais renomados, o ator/piloto gosta de mudar as pinturas do capacete constantemente.





24 de dez. de 2013

MARTIN DONNELLY

Eu comecei a companhar corridas de automóveis, especialmente a Formula 1, lá pelos anos de 1990. Não acompanhei os dois primeiros títulos de Senna, era uma época que eu jogava bola num pequeno clube perto de casa e sonhava em ser goleiro do Vasco.

Em 1991, ano do tricampeonato do brasileiro, eu criei esse gosto pelas corridas, muito em virtude de um amigo da família que fazia questão que fôssemos assistir às corridas, e as vitórias de Senna, em sua casa. 

Mas um acidente acontecido um ano antes, que ainda vinha sendo comentado devido a lenta e milagrosa recuperação de um piloto me chamou a atenção e me marcou profundamente. Mais até do que o fatídico primeiro de maio de 1994.

O norte-irlandês Martin Donnelly sofreu um terrível acidente nos treinos em Jerez, Espanha, onde bateu a mais de 270 Km/h e sua Lotus ficou totalmente destruída. O corpo de Donnelly foi arremessado a 30 metros do carro e ficou inerte preso ao banco, mostrando ao mundo toda a fragilidade de um carro de Formula 1 naquela época.

Um acidente potencialmente fatal, que encerrou a carreira do piloto irlandês na Formula 1, que tentou voltar um tempo depois pela Jordan mas não conseguiu. Anos mais tarde ele conseguiu disputar corridas de Turismo e hoje, os 49 anos, trabalha como instrutor de pilotos na equipe Comtec Racing, que disputa a World Series by Renault e a Formula Renault 2.0







23 de dez. de 2013

23 DE DEZEMBRO

Hoje o ex-piloto Bertrand Gachot comemora aniversário. Nascido em 1962, em Luxemburgo e depois naturalizado belga, Gachot disputou a Formula 1 entre os anos de 1989 e 1992 e depois retornou entre os anos 94 e 95, sempre disputando corridas por equipes pequenas.

O episódio mais marcante na sua carreira foi sua prisão por brigar com um taxista em 1991, quando corria pela equipe Jordan. Foi então que o empresário Willi Weber pagou 300 mil dólares para que um certo Michael Schumacher estreasse na Formula 1, no lugar do piloto belga.



Se vivo estivesse, o piloto italiano Michele Alboreto também comemoraria aniversário neste dia. Com um currículo bem mais extenso e bem sucedido que o piloto belga citado acima, Alboreto correu durante um bom tempo pela Ferrari, tendo sido vice-campeão na temporada de 1985. Faleceu em 25 de abril de 2001, num teste pela equipe Audi para a disputa das 24 horas de Le Mans.



ALEXEY DUDUKALO

Belíssimo capacete do piloto russo que disputa, atualmente, o campeonato mundial de Turismo (WTCC).




22 de dez. de 2013

MARCAS E PILOTOS SP

Os pilotos Pedro Pimenta e Marcio Philippi se tornaram campeões da categoria Super no Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos. Numa prova emocionante, realizada hoje em Interlagos, com disputa pela vitória até a última volta, a dupla campeã liderava a corrida quando o maior concorrente ao título, em segundo lugar naquele momento, fez a volta mais rápida da prova. Isso fez com que ele ganhasse mais um ponto, como diz a regra, superando em um ponto no somatório final.

Mas Pedro Pimenta, que pilotava o Corsa #51 na segunda bateria conseguiu um milagre na décima terceira volta. Superou por 30 milésimos a volta de Cirino, e com isso recuperou a vantagem necessária para se tornar campeão.

Parabéns aos pilotos, mecânicos e patrocinadores pela bela corrida e pelo título.

Capacete de Marcio e Pedro

Corsa #51

Pedro Pimenta e Marcio Philippi - Dupla Campeã

PS: Informações retiradas do ótimo blog do piloto e amigo Claudio Roscoe.
       Fotos do arquivo de Pedro Pimenta/Facebook

20 de dez. de 2013

CARA DE UM....

Fazendo uma pesquisa para o blog outro dia, eu descobri que alguns desenhos de capacetes utilizados por alguns pilotos são claramente uma homenagem ou uma simples lembrança, seja de um parente, amigo, ou ídolo. Já coloquei aqui no blog alguns exemplos, como os da família Hill ou Jean Alesi / Elio de Angelis.

Mas teve um que não consegui descobrir se é uma homenagem ou pura coincidência, o que acho muito difícil. O capacete utilizado pelo italiano Teo Fabi é tão semelhante ao do Peter Revson que é impossível não acreditar que tenha sido algum tipo de homenagem ao piloto americano, falecido quando o italiano iniciava sua carreira.

Revson com as cores da bandeira dos EUA

Fabi com as cores da bandeira italiana

PATROCINADORES ESTRANHOS

As equipes de Formula 1 vão atrás de grandes patrocinadores para expor em seus carros e , logicamente, completar o orçamento um tanto quanto alto gasto numa temporada. Mas alguns desses patrocinadores se tornam um pouco bizarros, dado as circunstâncias que envolvem o esporte com a empresa em questão.

Por exemplo, você já imaginou disputar uma corrida de Formula 1 com patrocínio de uma funerária? Ou com uma marca de cigarros chamada Death? Bizarros não?

Segue abaixo alguns exemplos de empresas que patrocinaram ou tentaram expor suas marcas nas corridas pelo mundo.

Pacific - 1994 ( não concretizado )

Durex ( Fabricante de camisinhas ) Surtees 1976

Onoranze Funebri - Merzario 1979

Xena A Guerreira - Tyrrel 1997

19 de dez. de 2013

JULIEN JOUSSE

Você, provavelmente, nunca ouviu falar desse piloto francês de 27 anos. Eu também não. Ele disputou algumas categorias importantes, como World Series by Renault, obtendo algumas vitórias. 

Mas não é de sua carreira que vim aqui escrever. E sim de um fato curioso que me chamou a atenção ao fazer uma pesquisa. As cores que Julien usa em seu capacete são praticamente iguais às utilizadas por um outro piloto, também francês, só que muito mais conhecido: François Cevert.

Chega a ser intrigante o fato de um piloto de geração tão diferente usar um desenho que remete ao passado, e isso, a meu ver, é um sinal de respeito pelas gerações anteriores, uma espécie de tributo ao piloto morto tragicamente nos treinos para o GP dos Estados Unidos, em 1973.

François Cevert

Julien Jousse



17 de dez. de 2013

TAL PAI, TAL FILHO (6)

A família Hill é a única que pode se orgulhar de ter pai e filho campeões mundias de F-1. Graham venceu em 62 e 68, além de ser o único detentor da Tríplice Coroa do Automobilismo, que corresponde vencer o GP de Mônaco, as 500 Milhas de Indianápolis e as 24 Horas de Le Mans.

Damon, foi campeão em 96. E o filho deste, Josh, neto de Graham, seguiu carreira até aos 22 anos, onde alegou abandonar o automobilismo por falta de motivação e desejo de tocar outros projetos em sua vida.

O layout do capacete utilizado durante a carreira dos três pilotos citados acima, iniciando por Graham, é um dos mais simples já vistos por mim, mas não menos belo. Fundo azul marinho com detalhes no topo que homenageiam um clube de remo londrino, no qual Graham era sócio. Esse detalhe eu não conhecia e meu amigo Milton Jocelyn foi o autor dessa colaboração.

Graham Hill

Damon Hill

Josh Hill

16 de dez. de 2013

AUGUSTO FARFUS

O curitibano de 30 anos é um dos brasileiros mais bem sucedidos no exterior em se tratando de corridas de Turismo. Disputando atualmente o campeonato alemão pela equipe oficial da BMW, Farfus iniciou sua carreira disputando corridas de mini motos. A transição para o Kart foi logo depois e em 1993 partiu para a Itália em busca do sonho de chegar a Formula 1.

Mas em 2004 sua carreira tomou um rumo diferente quando foi convidado pela Alfa Romeo pra ingressar nas corridas de Turismo. Depois partiu para o Mundial ( WTCC ), onde por duas vezes terminou o ano na terceira colocação. Na sequência veio o convite da BMW para disputar o DTM em 2012. Terminou em sexto ao fim do ano e em 2013 foi vice-campeão, com três vitórias.

O belo desenho de seu capacete foi alterado aos poucos. Sempre ostentando a bandeira brasileira nas laterais, no início tinha um contorno vermelho, numa alusão as cores da bandeira de seu estado. Aos poucos foi modificando as cores, mas sempre mantendo as linhas bases, e o layout atual é bem mais harmonioso, principalmente nas cores utilizadas.

Contraste esquisito com vermelho


Layout modificado

Linhas modernas

Cores harmoniosas

Layout 2013